O que é preciso para montar um pequeno restaurante?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Muitos empreendedores que antes começaram com um pequeno restaurante, conseguiram aumentar seu negócio e hoje são restaurantes muito bem conceituados.

Algumas pessoas pensam que por se tratar de um pequeno negócio, não precisa investir muito, mas isso depende muito do tipo de restaurante que a pessoa pensa em abrir. A verdade é que no início de um negócio há muito investimento, o lucro só é visto depois de alguns meses.

Mas para montar um pequeno restaurante você vai precisar tomar algumas decisões importantes. Confira!

Defina seu público alvo

Se você vai abrir um restaurante pequeno precisa escolher quem será seu principal tipo de cliente. Por exemplo, seu restaurante pode ter como clientes idosos, trabalhadores, estudantes e até mesmo pessoas que gostam de pratos diferentes como comida chinesa.

Saber para quem você vai cozinhar é muito importante porque você consegue montar melhor o cardápio, atender as expectativas da sua clientela e investir nos ingredientes certos. Além disso, você também consegue deixar o ambiente do seu pequeno restaurante mais aconchegante e o mais apropriado possível, sempre levando em consideração o seu público alvo.

Escolha um local apropriado

A escolha do local para montar seu pequeno restaurante também é muito importante. Mais uma vez vamos falar sobre o público alvo. Para escolher o melhor endereço você precisa ter definido quem será sua clientela.

Por exemplo, você pode abrir o seu empreendimento próximo a um hospital público, assim você conseguirá atender pacientes e profissionais da saúde. Outra dica também é escolher locais próximos à faculdade, departamentos públicos, edifícios comerciais e outros.  

Defina o cardápio

O cardápio precisa ser muito bem elaborado para conquistar o cliente. Um prato gostoso pode não só fidelizar o cliente no seu negócio, como também atrair mais clientes por meio da propaganda boca a boca.

Novamente vamos voltar para a parte do público alvo.

Para elaborar um bom cardápio você precisa saber quem será seu público. Por exemplo, você pode ter um pequeno restaurante que serve pratos feitos para o público em geral ou pratos com receitas mais caprichadas para os executivos.

Contrate funcionários

A contratação de funcionários é fundamental para que seu pequeno restaurante consiga crescer. Um restaurante limpo, com um cheiro agradável, organizado, com um bom atendimento e outras coisas mais, tem tudo para dar certo e crescer rapidamente.

E para conseguir entregar tudo isso aos seus clientes você vai precisar da ajuda de colaboradores. Por isso, não hesite em contratar pessoas para lhe ajudar, mas elas precisam ter alguma qualificação ou experiência no ramo.

Tenhas os equipamentos necessários

Você também vai precisar ter alguns equipamentos importantes para que seu pequeno restaurante funcione adequadamente. Por exemplo, um fogão industrial, panelas e caldeirões, muitos pratos, copos e talheres, freezer, geladeiras, fôrmas, além de liquidificador industrial, batedeira e outros.

Você também precisa providenciar mesas e cadeiras para o salão principal. É preciso pensar em tudo nos mínimos detalhes, pois se um item falta isso já vai ser o suficiente para afastar o cliente.

Faça uma boa divulgação

Por fim, você precisa investir na divulgação do seu negócio. Você pode fazer isso pelos meios tradicionais como também pelo meio digital. Uma boa dica é usar as redes sociais para fazer a propaganda do seu pequeno restaurante.