7 passos para abrir um consultório médico

Você se formou em medicina e deseja abrir um consultório médico? Saiba que é preciso muito esforço, além do investimento.

Se tem uma área que está sempre aquecida no mercado de trabalho, é a medicina. Ter um consultório médico pode significar melhores salários e melhores condições de vida. Por isso, muitos médicos estão optando por abrir seus próprios consultórios.

Veja agora alguns passos que devem ser dados para abrir esse empreendimento.

Escolha bem a localização

Para abrir o consultório médico, é preciso escolher bem a localização. Não adianta só abrir um consultório, ele precisa estar bem localizado e isso significa que deve ser em um ambiente movimentado.

Você deve procurar locais como centros comerciais, ruas movimentadas ou próximo de outro lugar específico como por exemplo, uma faculdade, um centro de reabilitação, por exemplo. A localização é importante para o bom fluxo de pessoas que irão procurar o consultório.

Faça um planejamento de negócios

O planejamento deve ser feito antes mesmo de qualquer tomada de decisão. Nesse planejamento você deve levar em consideração o valor de investimento, o número de funcionários e seus salários, os equipamentos que serão necessários comprá-los, e outros fatores.

Além disso, é importante também levar em consideração a sua concorrência, saber quem são e o que fazem para atrair clientes. Dessa forma, você vai poder elaborar estratégias assertivas para atrair o seu público.

Contrate profissionais capacitados

Não adiante ter um lindo consultório médico se você não tiver profissionais qualificados. Você precisa ter recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, e outros médicos com suas respectivas especialidades.

Também é preciso investir na capacitação desses profissionais que integram o consultório. Assim, você terá não apenas um empreendimento, mas um ambiente de trabalho que seja referência na qualidade do atendimento.

Invista na infraestrutura

Outro passo que você deve dar para abrir seu consultório médico é investir na infraestrutura. Você precisa pensar em cada canto desse espaço. É preciso ter os equipamentos necessários para fazer exames, para atender os pacientes e para proporcionar um ambiente confortável e reservado.

Por isso, invista nessa área para que seu consultório possa promover um bom atendimento.

Elabore um plano de marketing

Nenhum empreendimento que queira fazer sucesso, sobrevive sem marketing. Por isso, um dos passos mais importantes nessa jornada é a propaganda e publicidade. Sendo assim, invista no marketing digital e tradicional.

O marketing digital é muito importante para qualquer negócio e também para consultórios médicos, pois por meio dele, a empresa pode ser encontrada nos principais mecanismos de buscas, ter maior visibilidade, fortalecer a identidade da marca, ganhar autoridade entre os concorrentes e muito mais.

Legalize o consultório

Um consultório médico precisa ser legalizado para funcionar, por isso, é preciso procurar os órgãos competentes para cuidar do assunto. Para conseguir a licença de funcionamento é preciso fazer o cadastro na receita federal, vigilância sanitária, corpo de bombeiros, e outros.

Defina sua área de atuação

Por fim, é preciso definir sua área de atuação. Por exemplo, você precisa decidir se seu consultório médico será uma clínica popular, um consultório com especialização ou uma clínica geral com procedimentos simples.