Você decidiu investir em um negócio próprio, com um segmento definido e tem o capital necessário. Mas sabe como é complexo e demorado abrir e aparelhar uma empresa no Brasil.
São muitas leis, tributos, taxas e processos para abrir, registrar e legalizar, sem contar as certificações de alguns segmentos. Um processo que pode levar meses, sem contar todo o trabalho de negociar a compra de equipamentos, móveis, veículos e contratar pessoal.
Desanimou? Não é necessário. Uma forma de entrar no mercado é comprar uma empresa já estruturada.
O que poderia parecer estranho para muitos há alguns anos, principalmente por assumir um organismo vivo como uma empresa, hoje é um fato cada vez mais comum, principalmente nos casos de compra de concorrentes.
O processo de compra de uma empresa estruturada tem algumas vantagens em relação a criação de uma nova. Vamos falar de algumas.
Não tem a burocracia da abertura e legalização
E este ponto não é irrelevante no processo de abertura de uma empresa: são meses de espera por uma grande burocracia, que envolve formulários, procedimentos, taxas, impostos, inspeções, licenças e certificações.
Com uma empresa estruturada, você já chega trabalhando e evita atrasos, greves e imprevistos que podem aumentar mais o tempo de abertura.
A empresa já tem um nome no mercado
Você quer abrir uma empresa de massas e uma marca está com a empresa à venda? Pode ser a sua oportunidade de entrar no mercado com uma marca que pode estar:
- Com uma imagem positiva, alguma visibilidade e que você poderá trabalhar para fortalecer;
- Com uma imagem desgastada e a sua mão reformadora poderá provocar um interesse nos consumidores – o famoso efeito sob nova direção.
De qualquer forma, a visibilidade, mesmo baixa, é mais vantajosa nas aquisições de empresa do que começar a construção dela – exceto é claro se ela estiver envolvida em sérios problemas com consumidores, como práticas irregulares.
A empresa já tem uma carteira de clientes
É uma consequência do item anterior, mas aqui podemos falar das empresas de itens de maior valor agregado, onde a carteira de clientes é menor, não pulverizada.
Você terá menos trabalho e dificuldades para chegar até eles, reconquistar aqueles que foram comprar na concorrência e mostrar que a empresa está renovada.
Para os produtos pulverizados, as estratégias de marketing e vendas serão mais eficazes, pois você poderá focar em informações já existentes e ir ajustando ao longo do processo.
A empresa tem equipes formadas
Contratar e qualificar pessoal é uma das tarefas mais difíceis durante a criação de uma empresa. E quando herdamos equipes que já estão trabalhando, todas as mudanças que virão ficam mais simples.
Os funcionários atuais serão mais receptivos à nossa direção e isso ajudará a rever processos e melhorar a performance em todos os setores.
E quais os cuidados antes de comprar uma empresa estruturada?
Avalie com cuidado o preço de venda:
Ele pode estar superestimado e inviabilizar os ganhos que você terá de compra-la ao invés de abrir uma nova.
Converse longamente com o atual proprietário:
É fundamental entender todos os dados da saúde financeira da empresa, em especial o faturamento e se ele cobre as despesas operacionais, se é preciso recorrer a um capital de giro e outros detalhes.
Verifique dívidas e processos:
Este item é importante: verifique que dívidas a empresa pode ter, como estão sendo pagas e se existe alguma executada e sem acordo. E os processos são dignos de uma atenção redobrada: pode existir um processo trabalhista que, perdido, pode impactar gravemente nos resultados.