Você sabe o que um sexólogo faz? Essa é a dúvida de muitas pessoas que precisam do apoio desses profissionais. A curiosidade humana sobre o sexo e todas as suas áreas, contribui para a grande procura de especializações. Além disso, por causa da grande procura por esses profissionais, muitas pessoas estão pensando em investir nessa carreira.
Mas quanto ganha um sexólogo? O que é preciso fazer para se tornar um? Descubra agora!
O que faz um sexólogo?
O sexólogo, também conhecido como sexologista, é um profissional que atua na área da psicologia com especialização em sexologia, ou seja, esse profissional tem conhecimento científico sobre a sexualidade humana.
O sexólogo pode trabalhar na área criminal, desvendando crimes sexuais, porém, o que esse profissional está mais acostumado a fazer é solucionar problemas que atrapalham a vida sexual de uma pessoa ou do casal.
Não é de admirar que uma mulher use o kit de pompoarismo, recomendado por um sexologista. Sua função é melhorar a atividade sexual do indivíduo, por meios de técnicas que poderão prevenir ou tratar um problema, além de potencializar a atividade sexual.
Como se tornar um sexólogo?
Para se tornar um sexólogo não é preciso fazer um curso superior, afinal de contas, não há uma graduação nessa área, mas há especializações e cursos livres. Sendo assim, as especializações são indicadas para quem está cursando alguma área da Medicina ou Direito.
Os cursos livres podem ser feitos por qualquer pessoa, sendo ela do ramo de saúde ou não. Esses cursos podem ser administrados por instituições de ensino superior como a Uninassau e a Estácio, por exemplo.
Onde atua um sexólogo?
O sexólogo atua em diferentes áreas de trabalho. O mais conhecido é em hospitais e clínicas médicas, onde muitos pacientes recorrem a esses profissionais para resolver problemas relacionados à saúde íntima.
Mas um sexologista também pode atuar em instituições de ensino superior, centro de apoio à comunidade LGBT, centro de terapia sexual e muitos outros.
O profissional também pode atuar de maneira independente, isto é, trabalhar por conta própria como terapeuta sexual ou abrir sua própria clínica para atender pacientes da terceira idade, mulheres grávidas, mulheres que sofreram alguma agressão física e sexual, entre outras possibilidades.
Qual a média salarial deste profissional?
O ganho médio mensal de um profissional em sexologia é de dois mil e seiscentos reais mensais. No entanto, esse valor pode ser bem maior quando o profissional tem em seu currículo escolar, outros cursos de graduação ou técnicos como, por exemplo, enfermagem e ginecologia.
Quanto mais conhecimentos e cursos, maiores serão as oportunidades de ganhos. Por isso, é muito importante para quem está procurando fazer carreira nessa área, se comprometer com algum curso superior. Por exemplo, para atuar e ganhar mais como sexólogo forense, é preciso investir na área da Psicologia ou Direito.
Mercado de trabalho para sexologia
O mercado de trabalho está aquecido para essa área. Nunca se precisou tanto de profissionais sexólogos como agora, onde pessoas estão buscando ajuda para resolver problemas relacionados ao prazer sexual e também, devido ao grande aumento de crimes sexuais e feminicídios.