O que é Marketing de Conteúdo?

Voc acabou de ouvir algum mencionar Marketing de Contedo e ter a ideia de que voc j

deve saber o que , mas tem vergonha de perguntar a algum.

Parabns, este post para voc.

O Content Marketing Institute, um recurso on-line para obter informaes sobre tudo

relacionado ao assunto, define o Marketing de Contedo assim:

O Marketing de Contedo uma tcnica de marketing para criar e distribuir contedo

valioso, relevante e consistente para atrair e conquistar um pblico claramente definido com

o objetivo de gerar uma ao lucrativa com o cliente.

A palavra-chave aqui valiosa.

o que muda essa definio de uma que poderia descrever praticamente qualquer forma de

publicidade ou marketing.

Voc pode dizer se uma parte do contedo o tipo que poderia fazer parte de uma campanha

de Marketing de Contedo se as pessoas a procuram, se as pessoas quiserem consumi-la, em

vez de evit-la. O mesmo se aplica a qualquer pea de Marketing de Contedo que voc crie,

dependendo se o destinatrio recebeu ou no valor dele.

Obviamente, o objetivo fornecer o mximo de valor do seu Marketing de Contedo para o

mximo possvel de seu pblico-alvo. Neste ponto, apesar dessa definio e explicao, voc

provavelmente ainda est se perguntando exatamente o que .

Cinco exemplos de Marketing de Contedo

Existem tantos tipos de Marketing de Contedo quanto tipos de contedo muitos para cobrir

aqui. Minha inteno oferecer uma introduo e fazer voc pensar como um profissional da

rea, para que voc veja as oportunidades ao seu redor.

1. Infogrficos

Geralmente, so grficos longos e verticais que incluem estatsticas, grficos, grficos e outras

informaes. Eles podem ser eficazes, pois, se forem bons, podem ser passados ??nas mdias

sociais e postados nos sites por anos.

H tambm a questo de promover esse infogrfico para blogueiros e a mdia. Ou voc pode

criar um quadro no Pinterest e curar infogrficos sobre um tpico relacionado ao seu negcio.

Essa tambm uma forma de Marketing de Contedo e no custa nada alm de seu tempo.

2. Web Pages

Qual a diferena entre uma pgina da web normal e uma pgina da web que Marketing de

Contedo? Considere o Beginners Guide to SEO da Moz, um provedor de ferramentas e

recursos relacionados a SEO.

Esse recurso, oferecido gratuitamente, foi visto milhes de vezes, trazendo inmeros clientes

que, de outra forma, talvez nunca tivessem encontrado o Moz e os servios que eles oferecem.

Essa a diferena entre simplesmente colocar contedo em seu site e Marketing de Contedo.

3. Podcasts

Michael Hyatt, autor do livro best-seller Platform: Get Noticed in a Noisy World, pratica o que

ele prega. Seu podcast This is Your Life baixado 250.000 vezes por ms. Como Hyatt elaborou

em seu blog 4 razes que voc deve considerar o lanamento de seu prprio podcast,

Um podcast lhe d visibilidade em um mundo completamente diferente principalmente o

iTunes. Eu tive dezenas de pessoas novas dizendo que nunca tinham ouvido falar de mim at

que elas tropearam em mim no iTunes.

Hyatt d valiosas informaes e conselhos em seu podcast tudo de graa. Mas esse podcast

leva a mais vendas de seus livros, inscries para seus cursos e pedidos para ele como

palestrante.

4. Vdeos

Gary Vaynerchuk um mestre de Marketing de Contedo usando vdeo online, basta dar uma

olhada no seu canal no YouTube.

Ele comeou criando vdeos para promover a loja de vinhos de sua famlia e, atravs desses

vdeos e outros tipos de marketing on-line, acabou aumentando para um imprio de US $ 45

milhes. Vdeos e podcasts so uma forma amplamente inexplorada de Marketing de

Contedo, porque as pessoas acham que caro e difcil.

Mas com o custo decrescente do equipamento de nvel profissional, a criao de contedo de

udio e vdeo de alta qualidade mais fcil do que nunca.

O marketing de vdeo tem sido usado para vender liquidificadores, lanar novos produtos

odontolgicos e comercializar servios de consultoria de vistos em Hong Kong.

Que vdeo voc poderia lanar para sua empresa, que pode mudar sua sorte da noite para o

dia? Pode ser mais fcil do que voc pensa.

5. Livros

Como nos filmes, as pessoas geralmente pensam que os livros esto se vendendo, mas os

profissionais de marketing experientes no vendem livros apenas por vender, eles vendem

livros como ferramentas de marketing.

Book Yourself Solid, o manual de vendas do Michael Port, uma excelente leitura para

empreendedores, vendedores e profissionais de marketing e, embora eu tenha certeza de que

Port gosta de vender seu livro, o livro uma ferramenta para atrair clientes para seus servios

de coaching.

Embora, com a autopublicao, seja mais fcil do que nunca publicar um livro, ainda h a

percepo de que difcil e que somente profissionais de renome podem publicar um livro de

negcios.

Publique o seu prprio e, mesmo que as pessoas no o leiam, voc ainda poder us-lo como

uma forma de Marketing de Contedo sempre que for apresentado como autor de.

Esses so apenas alguns exemplos de Marketing de Contedo. Eu tambm poderia ter

mencionado White Papers, Ebooks, Apps, Palestras, Apresentaes e Blogs.

Por que o Marketing de Contedo?

Talvez mais importante do que entender o que , entender por que ele importante para o

seu negcio. Primeiro precisamos entender os quatro passos do ciclo de compra:

1. Conscincia

Antes da conscientizao, um cliente pode ter uma necessidade, mas no sabe que existe uma

soluo.

2. Pesquisa

Uma vez que um cliente esteja ciente de que existe uma soluo, ele realizar pesquisas para se

educar. Por exemplo, um comprador de carro tentar descobrir que tipos diferentes de carros

existem e qual deles atender s suas necessidades.

3. Considerao

Nesse ponto, o cliente comea a comparar diferentes produtos de diferentes fornecedores para

garantir que eles recebam um produto de alta qualidade por um preo justo.

4. Comprar

Finalmente, o cliente toma sua deciso e avana com a transao.

A publicidade tradicional e o marketing so timos quando se trata das duas ltimas etapas. O

Marketing de Contedo explora os dois primeiros estgios do processo de compra,

aumentando a conscientizao sobre solues e educando os consumidores sobre um produto

que talvez nunca tenham considerado antes.

A confiana que normalmente precisa ser construda durante um extenso ciclo de vendas j foi

criada antes de sabermos que o cliente em potencial existe.

O retorno do investimento em Marketing de Contedo pode ser fenomenal se executado

corretamente. No gastar um centavo no prprio Marketing de Contedo, ou pouco tempo.

O Marketing de Contedo tambm oferece benefcios adicionais, pois suporta outros canais de

marketing digital. Ele fornece contedo adicional para o marketing de mdia social e contribui

para os esforos de SEO, gerando links de entrada naturais e criando um bom contedo em seu

site que encontrado nos mecanismos de pesquisa.

Na verdade, para muitas empresas, a maior parte de seus esforos de SEO deve ser focada no

Marketing de Contedo.

Como eu comeo?

Existem muitas empresas que oferecem servios de Marketing de Contedo com SEO.

Se voc est ocupado demais para fazer isso sozinho e no est pronto para administr-lo

internamente, contratar uma empresa pode ser sua melhor opo.

Mas se voc quiser entrar e fazer o seu prprio Marketing de Contedo, a maneira mais fcil

comear a blogar. Provavelmente ser difcil no comeo, mas quanto mais voc fizer isso,

melhor voc conseguir.

Seguindo dicas de websites como o Copyblogger, voc aprender rapidamente a criar

contedo para seu website ou blog que atrair os leitores e os transformar em clientes.

Mas, embora a redao tcnica adequada e as manchetes certas possam ajudar, no a chave

para criar um timo contedo.

timo contedo

Se voc j trabalhou duro na leitura de uma pea de marketing e s terminou de ler porque

precisava, ento passou por um Marketing de Contedo ruim.

Quando falo com empresas sobre Marketing de Contedo, digo que o contedo bom se elas

realmente querem l-lo. O contedo timo se eles estiverem dispostos a pagar para l-lo.

Se voc quiser ver timos exemplos de contedo, observe o que voc pagou para ler, assistir ou

ouvir ultimamente. Se voc assistiu The Lego Movie este ano, voc viu um dos maiores

exemplos de Marketing de Contedo at hoje.

Voc pensou que eles fizeram aquele filme para vender ingressos de cinema? Pense de novo.

Isso foi um comercial de brinquedo de 100 minutos, e em vez de usar um DVR para voc ignor-

lo, voc pagou um bom dinheiro para assisti-lo.

alguma coincidncia que a Lego recentemente ultrapassou a Mattel, os criadores da Barbie,

para se tornar a maior empresa de brinquedos do mundo?

Voc pode no ter o oramento para fazer um filme para promover sua empresa, mas ainda

pode fornecer informaes valiosas aos clientes em potencial.

O Segredo 1 do Marketing de Contedo

Adicionar valor. Esse o segredo.

No realmente um segredo. Ns j conversamos sobre isso ao longo desta pea. Quando voc

olha para algumas das empresas de marketing, voc se pergunta se elas esto propositalmente

evitando o bvio.

Ns pulamos a publicidade quando ela oferece pouco ou nenhum valor. Se voc quiser saber

mais sobre publicidade que no ignorada, encontre um skatista e pergunte se voc pode

assisti-lo em uma revista de skate.

Voc ver que ele passa tanto tempo olhando os anncios quanto olhando os artigos e fotos.

Ou confira o site da Berrics. Grande parte do contedo de anncios, mas os skatistas no

pulam esses vdeos, assistem a eles como assistem a outros vdeos, porque esto obtendo o

valor que desejam boa patinao.

As empresas de skate foram pioneiras em Marketing de Contedo dcadas atrs, mas sei que

elas s estavam fazendo o que vinha naturalmente, e vender mais produtos era secundrio

diverso de criar vdeos e revistas.

Se voc no tiver certeza de como agregar valor por meio do Marketing de Contedo, pergunte

aos clientes atuais que tipo de contedo voc pode produzir e que seriam teis para eles agora,

ou que seriam teis quando procurassem seu produto ou servio. Eles vo te dizer.

Como posso aprender mais?

Leia o excelente livro de Joe Pulizzi, Epic Content Marketing. Comecei a ler depois que escrevi

este post e ele confirmou e expandiu o que eu j sabia, com muito mais detalhes do que eu

poderia abordar aqui.

Algo que Pulizzi enfatiza que eu deixei de fora originalmente foi a importncia de focar na

produo de contedo compatvel com dispositivos mveis, j que os smartphones esto se

tornando a forma dominante de acessar contedo.

Leia tambm a plataforma de Michael Hyatt, mencionada acima. Acessar websites como os do

Content Marketing Institute, Ragan, Copyblogger, Michael Hyatt e Gary Vaynerchuk e inscrever-

se nos boletins informativos por e-mail.

No vai demorar muito para voc se tornar no apenas familiarizado com o Marketing de

Contedo, mas com um especialista.

A maioria das empresas no est fazendo Marketing de Contedo real ainda.

por isso que voc ter uma vantagem se participar.

Deixe-me saber como .