Administrar uma empresa, seja de que segmento e porte for no Brasil, um grande desafio.
- Muitas legislaes e burocracia em excesso;
- Uma alta carga de impostos at nos modelos mais simples de tributao;
- Um custo pas que torna a produo e a distribuio muito caras: muitas estradas mal conservadas, alto custo de pedgio, baixa performance em ferrovias, portos e aeroportos.
S pelos motivos acima, muitas pessoas competentes desistem pelo caminho. Mas voc no uma delas, certo? E ter um negcio no precisa ser to complexo se implementarmos algumas aes simples.
Elas podem ser feitas diretamente por voc ou por suas equipes, dependendo do tamanho da sua empresa. E tambm se aplicam muito bem a quem empreende em home office.
Vamos falar de 5 dicas para administrar sua empresa e ganhar produtividade, segurana e lucro!
01 Plano de negcios, no comece (ou continue) sua empresa sem ele
Este o documento mais importante para quem quer comear um negcio. Ele define todas as diretrizes que deve ser seguidas, desde os investimentos, plano de marketing, contratao de pessoal at as estimativas de receitas e despesas mensais, de lucro e de prazo de retorno.
Se a sua empresa iniciou sem um plano de negcios, voc pode criar a partir do ponto atual mas com as ideias que voc tinha quando comeou. Talvez voc descubra decises que precisam ser revistas. Mas esta (sempre) a melhor hora para isso.
02 Desenvolva o plano de marketing da sua empresa
Nenhuma empresa pode abrir mo de definir as estratgias com as quais vai chegar at os clientes para conquista-los e vender. E isso se d tanto no negcio fsico quanto no online.
Na verdade, os dois modelos necessitam de estratgias digitais que canais de comunicao sua empresa vai usar, como ela chegar at o pblico-alvo, quem esse pblico, os custos envolvidos, a linguagem que ser usada.
Com um plano de marketing bem estruturado, todas as demais aes da empresa vendas, distribuio, financeiro podero se organizar da melhor forma e fazer a empresa rodar como uma mquina muito mais ajustada, porque seus objetivos de mercado estaro definidos.
03 Implante o plano de comunicao interna da empresa
Independente do tamanho da sua empresa, ela precisa ter uma forma de comunicao interna, geral ou segmentada (entre reas).
O melhor meio de criar este plano o e-mail. Voc pode criar uma conta empresa@ onde as informaes gerais importantes sero enviadas aos colaboradores que devem ser envolvidos.
Muito do rudo entre setores ou da empresa com seus funcionrios vem de uma comunicao que no propagada corretamente desde o planto de vendas em um feriado at os resultados financeiros do ms, por exemplo.
04 Voc tem um Fluxo de Caixa?
Esta ferramenta mais importante da gesto financeira de uma empresa.
No fluxo de caixa, so distribudos todos os pagamentos e recebimentos futuros, por data, de forma que voc possa analisar os momentos em que a empresa ficar com saldo negativo e talvez recorra limite bancrio ou emprstimos.
Com o fluxo, as suas decises podem ser sempre preventivas renegociar o vencimento de alguns fornecedores ou dar desconto pra antecipao de clientes, por exemplo e assim evitar custos financeiros indesejados.
05 Tenha um escritrio de contabilidade para a sua empresa
Desde a administrao de pequenas empresas at grandes corporaes, ter um escritrio de contabilidade contratado pode representar muita agilidade e produtividade nos seus negcios.
O escritrio de contabilidade pode atuar na abertura e regularizao da empresa de uma forma mais rpida e segura, assessorar nas decises de investimentos sobre os impactos contbeis e fiscais e cumprir as obrigaes legais da empresa com os governos federal, estadual e municipal.
Ter uma equipe interna demanda um conhecimento que o escritrio ter por definio, portanto os riscos so menores.