4 Carreiras de sucesso que não precisam de faculdade

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O funcionário público concursado é uma das carreiras que mais os brasileiros sonham em ter, isso porque o índice de pessoas bem sucedidas nessa carreira fez com que essa crença fosse passada de geração para geração entre as famílias. 

Hoje vamos ver mais sobre essa carreira e mais quatro outras áreas em que não se precisa de faculdade para exercê-las profissionalmente.

Funcionário público concursado

A dificuldade para se conseguir se tornar um funcionário concursado faz muitas pessoas nem cogitarem essa possibilidade, porque sabem que dependendo da empresa ou órgão público, o concurso é extremamente concorrido, tendo uma única vaga para dezenas de centenas de pessoas concorrendo.

As pessoas que estudam para ter uma carreira como funcionário público concursado se esforçam todos os dias, pagando até mesmo cursinhos especializados. Mas quando a recompensa vem e a pessoa é aprovada e convocada, poderá desfrutar de salário satisfatório, fora do normal, um bom plano de saúde, boa quantia de dinheiro em vale refeição, e várias outras regalias, o que torna a vida financeira de um concursado muito estável. 

Não é necessário fazer faculdade para essa carreira.

Bombeiro civil

Os bombeiros civis são parte importante da nossa sociedade e eles possuem o dever de proteger e salvaguardar as pessoas e patrimônios contra riscos de acidentes. É comum você ver um ou vários bombeiros civis nos shoppings, casas de show, indústrias, festas e eventos ou em outros locais com muitas pessoas circulando. 

Para se tornar bombeiro civil você precisa fazer um curso de cerca de 200 horas em que aprenderá a exercer a profissão e suas ética e deveres. Não é necessário fazer faculdade para se tornar um Bombeiro.

Cabeleireiro ou profissional da beleza

Se tem um profissional que é requisitado todos os meses, independente da condição financeira das pessoas, são os profissionais da beleza, como cabeleireiros, barbeiros e manicures.

É um mercado extremamente disputado que fatura bilhões todos os anos, mas a vantagem é que tem vaga pra todo mundo!

Seja para trabalhar como profissional autônomo (até ter sua própria empresa formal), ou ser contratado por um grande spa ou empresa de estética, você precisará de um curso da área para se profissionalizar. Não é preciso fazer faculdade para exercer nessa área.

Youtuber ou editor de vídeos

Essa profissão é uma das mais bem pagas e que estão em alta nos dias atuais. Isso porque o Youtube pertence ao Google, que paga em dólares para seus criadores de conteúdo. Se você não tem intimidade com a câmera do seu celular, ainda tem a chance de criar vídeos em que não necessariamente você precisa aparecer.

Para se tornar um youtuber (nome dado às pessoas que exercem a atividade de criação de conteúdo em vídeo e que postam no Youtube), você só precisa fazer um cadastro na plataforma, criar um canal e começar a postar seus vídeos. É importante que saiba as regras e normas do site para não infringir nenhuma delas.

Caso tenha conhecimento ou esteja disposto a aprender a editar vídeos, poderá trabalhar como editor de vídeos. Essa profissão também não requer curso de faculdade, mas um curso de especialização pode ser de grande valia, mesmo diante de tantos cursos disponíveis online.