Estágio na Advocacia: O Caminho para o Desenvolvimento Profissional e a Construção de uma Carreira Jurídica Promissora

Seguir carreira no ramo de advocacia não é uma tarefa fácil e uma das partes mais importantes nesse processo é o período de estágio. O caminho para o desenvolvimento profissional e a construção de uma carreira jurídica de sucesso depende dessa fase.

A partir de agora você vai saber tudo sobre o estágio em advocacia e como se destacar para ter melhores oportunidades de trabalho.

Como funciona o estágio na advocacia?

Todo estudante de Direito é obrigado a fazer o estágio para conseguir ter o diploma. As empresas precisam seguir as normas imposta pela Lei 11788/08, cumprindo com todos os direitos e deveres, considerando também a Lei 8906/94.

O estagiário precisa saber que não há nenhum vínculo empregatício, mas pode usá-lo para provar o estágio em advocacia.

Quais são as tarefas de um estagiário de Direito?

Há algumas funções que um estagiário de direito pode fazer sozinho. Por exemplo, ele pode fazer a retirada e a devolução de autos em cartório, além de assinar a carga destes autos. Eles também podem assinar petições, conseguir certidões e autos processuais, sem falar que podem fazer tarefas fora do escritório.

O estagiário também pode contribuir nos atendimentos do escritório, organizar a defesa, participar de audiências, auxiliar nos recursos dos processos e muito mais. Esses mesmos estagiários também fazem pesquisas em diversos campos que sejam do interesse do escritório, além de organizar prazos do processo, entre outras coisas.  

Por quanto tempo o estagiário pode atuar numa empresa?

Hoje em dia, uma empresa pode contratar um estagiário em Direito por um período que varia entre seis meses a dois anos. É importante deixar claro que os estagiários não podem trabalhar mais que seis horas por dia.

A lei trabalhista entende que durante esse período de seis horas diárias, o estagiário vai ser de grande ajuda para a empresa no que diz respeito à organização.

Quanto ganha um estagiário em advocacia?

Não é tão simples informar um valor exato, porque o valor da remuneração de um estágio muda conforme a instituição e também o estado do Brasil. Por exemplo, um estágio num escritório de advocacia que atua na área de Danos Morais, pode render ao estagiário um ganho mensal de R$800,00.

Já o estagiário que atua em órgãos públicos federais pode ter um valor de remuneração maior, equivalente a um salário mínimo. Por exemplo, no Paraná, no Tribunal de Justiça, o estagiário em advocacia pode ganhar em média R$1.500,00, além do vale-transporte.

Ou seja, o valor da remuneração vai depender de alguns fatores, ainda assim, é melhor do que não ganhar nada, afinal de contas há possibilidade do aluno fazer um estágio que não tem remuneração.

Como se destacar no escritório de advocacia?

Para se destacar no estágio de Advocacia é preciso estar disposto a aprender sempre, entregando um bom serviço, sendo sempre pontual com suas obrigações, ser proativo, além de investir em cursos e treinamentos.

É importante também saber ouvir críticas e melhorar sempre que for possível, dessa forma, o aluno vai aumentar seu nível de experiência, tornando mais fácil sua contratação.