O que faz um torneiro mecânico? Quais são os prós e contras dessa profissão? Saiba hoje!

Todas as indústrias precisam de um profissional torneiro mecânico em seu quadro de colaboradores. Esses profissionais são essenciais para operar algumas máquinas importantes para a produtividade da empresa.

No passado, essa profissão era vista com muita autoridade, uma vez que não existia tecnologia suficiente para programar essa área. Agora é diferente, a tecnologia mudou muita coisa em relação ao torneamento de peças, porém, a habilidade e conhecimento desses profissionais ainda são necessários em uma indústria.

Mas afinal, o que faz um torneiro mecânico? Quais são os prós e contras dessa profissão? Descubra agora!

Torneiro mecânico – o que é?

O torneiro mecânico nada mais é que um profissional capacitado para operar uma máquina chamada torno. Esse profissional é a pessoa responsável pela realização de atividades em máquinas usadas para produzir peças de vários tipos de matéria-prima, entre elas o metal, madeira e plástico.

Muitos estão procurando por esse ofício, já que a possibilidade de trabalhar em um setor industrial é maior, sem precisar cursar um ensino superior.

O que faz um torneiro mecânico?

O torneiro mecânico faz muitas tarefas ligadas à confecção de diferentes ferramentas e a Reafiação de Fresas em Geral.

Sua função também envolve o manuseio de máquinas, a regulagem, o polimento de peças, fabricação de modelos, entre outros. Ele faz a leitura de alguns projetos usados para a produção de peças considerando as regulamentações e exigências técnicas de higiene, segurança e saúde.

Quais as vantagens dessa profissão?

Atuar como torneiro mecânico tem muitas vantagens. Esse profissional pode trabalhar em grandes instituições, inclusive, para quem deseja uma estabilidade no emprego, pode fazer concursos públicos para ocupar o cargo em empresas públicas.

Outra vantagem é que o salário de um torneiro mecânico pode ser bem satisfatório, dependendo da modalidade. Os que trabalham como funcionário público ganham muito mais do que aqueles que trabalham no setor privado. Além disso, esse profissional também pode trabalhar por conta própria e ter um bom rendimento.

Uma das melhores vantagens de atuar como torneiro mecânico é que essa profissão se enquadra na categoria de ‘Aposentadorias Especiais’. Isto significa que, o profissional vai poder se aposentar com menos tempo de serviço.

Isso acontece porque o torneiro geralmente tem contato com alguns componentes químicos como solventes, graxas, óleos e outros, que são potencialmente prejudiciais à saúde. Sem falar da audição que tem sua capacidade reduzida devido ao barulho do serviço e a inalação de alguns agentes químicos.

Quais as desvantagens dessa profissão?

Trabalhar como torneiro mecânico também tem suas desvantagens, pois, essa profissão, ainda que necessária, não aparece nas opções de vagas de trabalho com tanta frequência. Além disso, é uma profissão que pode contribuir para muitos problemas de saúde.

Outra questão que deve ser levada em consideração é a questão salarial, que em alguns casos pode ser de R$1.500,00.

Como se qualificar profissionalmente?

Para se tornar um torneiro mecânico não necessita fazer curso superior. Esse profissional pode se capacitar através de um curso técnico disponibilizado por diversas instituições, inclusive o SENAI. Também é possível fazer cursos profissionalizantes para essa área, com duração menor que o curso técnico.