Como consultor de marketing e coach que trabalha especificamente com consultores, gosto de ver essa paixão que os consultores trazem para o negócio. No entanto, notei que a maioria dos consultores não sabe como se promover.
Eu não os culpo … marketing não foi realmente ensinado para mim também. Tive que autodidata muitas coisas, e o resto foi por tentativa e erro. Eu entendo que, como consultor financeiro, é mais fácil trabalhar “em” sua empresa do que trabalhar “em” sua empresa e marketing.
Como sou o cara que ajuda consultores e planejadores financeiros a conseguirem mais clientes, é minha responsabilidade pessoal garantir que você tenha o conhecimento e as habilidades de que precisa para ter sucesso no mercado.
Espero que você possa pegar essas ideias de marketing de consultor financeiro e implementá-las em sua própria vida.
1. Defina metas
Isso pode não se encaixar em seu molde típico de conselho de marketing, mas é extremamente importante. (É por isso que criei Definição de metas para consultores financeiros). Se você não tem um alvo, nada mais importa. Eu não posso enfatizar isso o suficiente. Definir metas faz com que todas as outras ideias de marketing de consultor financeiro se encaixem.
Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem trabalhar tanto por tão pouco? Enquanto outros não trabalham tão duro, ainda parecem ter tudo? São pessoas que parecem ter o “toque mágico”. A diferença são os objetivos. Algumas pessoas (uma porcentagem muito pequena) realmente têm metas, enquanto outras não.
Se a sua meta é conquistar ou vender carta de credito contemplada imovel bradesco, então seja bem direto com isso. Pessoas que têm metas são bem-sucedidas porque sabem para onde estão indo. Parece muito simples, mas é verdade.
2. Conheça o seu mercado-alvo
Você deve ser capaz de descrever seu cliente perfeito para mim, para que eu possa visualizá-lo com absoluta clareza. Você precisa saber dados demográficos (idade, sexo, localidade, profissão), bem como psicográficos (como eles pensam?).
Não minta para si mesmo e diga que você comercializa para todos. Se você fizer isso, você irá falhar.
Lembre-se que “a riqueza está nos nichos”, e se você se especializar o suficiente, conhecer seu cliente ideal será muito mais fácil. Veja-me, por exemplo: não sou um treinador de marketing para todos que estão sob o sol. Eu trabalho exclusivamente com consultores financeiros, então meu mercado-alvo é mais fácil de definir.
3. Entenda as motivações do seu cliente
Quase todas as empresas financeiras dizem que fornecem serviços personalizados e de alta qualidade. A verdade é que a maioria das empresas não tem a menor ideia de como personalizar seu serviço para seus clientes.
Sim, você pode colocar um cliente em mais vínculos se ele quiser ser conservador, mas você pode realmente se conectar com eles em um nível mais profundo? Isso requer que você compreenda as motivações de indivíduos de alto patrimônio líquido.
Ao entender de onde eles vêm e seus objetivos pessoais de investimento, você estabelecerá um relacionamento lucrativo e de longo prazo. Lembre-se, não é o dinheiro. É sobre as razões por trás do dinheiro.