Contratar um Consultor de Marketing Digital pode ser um ótimo investimento para quem trabalha com Blog

Os negócios estão cada vez mais digitais. Hoje em dia podemos encontrar empresas de todos os segmentos e portes no mundo virtual, e dificilmente um negócio pode pensar em crescimento e conquista de mercado e clientes se não existir online.

Porém, para que isso aconteça, é preciso investir no Marketing Digital – um conjunto de estratégias, ações, ferramentas e métricas que tem por objetivo dar a maior visibilidade possível ao seu negócio na internet.

Quando você investe em seu Blog, todo este conjunto é fundamental para atingir a visibilidade digital que você deseja e precisa, mas como investir tempo e recursos em tantas atividades e ainda cuidar da parte social/comercial do seu Blog?

O que é uma Consultoria de Marketing Digital?

É o serviço que tem por objetivo municiar empresas e Blogs de todas as informações para decidir pelo modelo de marketing digital que será adotado.

O Consultor de Marketing Digital tem experiência em analisar em detalhes o que será oferecido ao mercado e fará o diagnóstico do que é mais eficiente, dentre o que pode ser feito em marketing digital, para dar a visibilidade digital necessária e atingir os objetivos estratégicos do Blog.

Consultoria de Marketing Digital e Assessoria de Marketing: são diferentes?

Com certeza sim. A Consultoria normalmente é contratada em duas situações:

  • Quando a empresa/blog não tem uma área de marketing e pode ser custoso demais para implementar;
  • Quando a empresa/blog dispõe de uma área de marketing, porém ela não tem o domínio da visão digital e precisa de um profissional para definir as estratégias com a equipe de marketing.

Porém, o papel do Consultor é exclusivamente de estudar, avaliar e apontar soluções que serão executadas pelo contratante.

Caso a empresa/blog não tenha uma equipe dedicada, deverá contratar uma Assessoria de Marketing, que trabalhará em conjunto com a Consultoria de Marketing Digital.

Quais os benefícios da Consultoria de Marketing Digital?

01 – Conhecimento para diagnosticar o posicionamento de marketing do negócio

Esta é uma etapa muito importante: conhecer o conteúdo do que se quer oferecer ao mercado, qual o público-alvo, qual a Persona do negócio, o cenário de mercado, situação de concorrência e outras informações.

Tudo isso a partir de uma grande massa de dados coletados e que precisam da expertise deste profissional para serem usadas de forma assertiva.

02 – Traz qualidade e foco para o marketing do negócio

Todos os estudos partem de um nível de conhecimento diferenciado, e com isso ganha-se muito tempo até as decisões. Além disso, o Consultor trabalha exclusivamente no marketing, orientando equipes e liberando o empreendedor para cuidar da parte comercial.

03 – Uma visão de fora que agrega qualidade

Sendo um profissional contratado, o Consultor de Marketing Digital atua de forma isenta e enxergando problemas e desafios com mais clareza e imparcialidade.

04 – É um investimento com retorno garantido

O Consultor leva a projeção do negócio/marca a um nível superior, em condições de disputa de mercado e clientes com concorrentes já estabelecidos no mundo online.

Por tudo isso, é um investimento com retorno garantido, em maior ou menor escala, pois dependerá do grau de investimento e do nível de envolvimento da empresa/negócio nas soluções que forem propostas.

Com todas essas características, um Consultor de Marketing Digital é um profissional que certamente pode aumentar bastante a visibilidade das suas ferramentas digitais, como os Blogs por exemplo.