Ganhar dinheiro na Internet: vamos desvendar 4 mitos!

A Internet já é uma realidade no mundo há décadas – da forma como as pessoas podem usa-la para os mais variados fins.

Fazer negócios pela internet tornou-se uma forma incontestável de gerar ótimos resultados alavancando negócios físicos e fazer inúmeros segmentos nascerem digitais.

As startups estão aí provando que não há limite para revolucionar a forma de conquistar clientes e vender. Mas apesar de todo este cenário, por que tantas pessoas ainda desconfiam do ganhar dinheiro na Internet?

Certamente, e principalmente no Brasil, isto tem muito a ver com a cultura do ganhar dinheiro fácil ou rápido que tantas vezes ouvimos e confirmamos com tantos negócios e ideias que prometerem ganhar dinheiro fácil ou rápido e eram formas de iludir.

Talvez a rapidez da Internet faça lembrar destes oportunismos. Mas no caso da grande rede, você pode ser o mais eficiente possível nas suas estratégias e o mercado reagir muito rápido mas isso não é mágica: é como os negócios online são.

Uma pessoa pesquisa e compra um carro ou um livro quase com o mesmo número de cliques. Mas ainda assim muitas pessoas desconfiam. E muitas também acreditam que a Internet é o mundo fantástico do lucro.

Vamos falar um pouco de alguns mitos que podem prejudicar a sua avaliação no momento de decidir pelas melhores formas de conduzir o seu negócio.

1 – Um negócio na Internet precisa de pouco investimento.

O que as pessoas normalmente que chamam de investimento é o dinheiro efetivamente aplicado na construção do negócio e este não é o parâmetro correto para avaliar pouco ou muito.

Os negócios online podem se beneficiar de custos menores por não exigirem ponto físico de venda, por exemplo. Alguns podem ser montados em casa. Outros se resumem a construção de um site e despesas relacionadas. São inúmeros modelos de negócios, mas é o potencial de faturamento que pode definir se o investimento foi baixo.

É um erro avaliar pelo valor, é preciso comparar com o faturamento e o tempo de retorno. Investir 1.200 reais para faturar 200 por mês e ganhar 100 pode não ser um grande negócio. Investir 10.000 reais para faturar 5.000 por mês e ganhar 3.000 certamente é.

Se você tiver 10.000 para investir, qual das opções você escolheria?

2 – Não é possível ganhar dinheiro com um blog.

Esta ideia vem do uso dos blogs quando surgiram – basicamente eram páginas pessoais e de assuntos aleatórios, sem finalidade comercial.

Esta visão mudou muito com o interesse das empresas em ter um canal eficiente de comunicação digital com seus clientes (e potenciais clientes), principalmente com conteúdos (artigos) que atraiam a audiência para que parte dela se transforme em clientes.

Hoje em dia, os blogs também são eficazes para criar páginas pessoais de venda de produtos e infoprodutos e programa de afiliados.

3 – Redes sociais não dão resultado ao negócio.

Certamente elas não darão se a estratégia de uso delas não for adequada.

Mas as redes sociais são fundamentais para alavancar a marca, aumentar a visibilidade e atrair ainda mais público (tráfego) para o site (onde efetivamente compram) e o blog (onde podem consumir conteúdos mais direcionados à venda.

É nas redes sociais que está o maior público potencial consumidor de tudo – inclusive o seu produto. Não menospreze a força delas.

4 – Marketing Digital é caro.

Este é um mito construído na ideia de que tudo que fazemos na Internet é caro.

Por muitos anos, o mundo virtual era um mistério até para profissionais experientes de marketing do mercado físico, dominado inicialmente por poucas e grandes empresas, no início do e-commerce.

Com o crescimento constante da Internet e o interesse de pequenas e médias empresas em investir, o custo de desenvolvimento de sites e blogs e de marketing digital caiu bastante, a níveis que pequenos investidores podem pagar.

A noção de caro, quando falamos de Marketing Digital, deve estar relacionada ao potencial de retorno que ele pode dar ao negócio, e certamente as estratégias custam pouco em relação à escalabilidade que podem dar a uma marca;

 

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